sábado, 28 de dezembro de 2013

Cientistas criam neurônios com Alzheimer a partir de células-tronco

FONTE: globo.com
Uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia conseguiu criar pela primeira vez neurônios com sintomas de Alzheimer a partir células-tronco induzidas.
O objetivo é criar um modelo para estudos sobre a doença que dispense mexer diretamente com o cérebro dos pacientes. O estudo foi divulgado na revista "Nature" desta semana.
Os pesquisadores norte-americanos da Faculdade de Medicina da universidade, em San Diego, afirmam que até agora os estudos se limitavam a tentar simular a doenças em modelos sem neurônios ou em testes limitados com animais.
Para induzir as células-tronco a se transformarem em neurônios afetados pelo Alzheimer, os cientistas tiraram células (fibroblastos) da pele de dois pacientes com Alzheimer que tinham uma pré-disposição genética a desenvolver a doença. O grupo fez o mesmo procedimento com dois pacientes com a forma mais comum de Alzheimer e duas pessoas saudáveis, sem problemas neurológicos.
O passo seguinte foi fazer os fibroblastos "retornarem" ao estágio de células-tronco induzidas, que se caracterizam pela capacidade de se transformar em quase todo tipo de tecido humano. Logo depois, as células-tronco induzidas foram estimuladas para se transformarem em neurônios portadores dos problemas trazidos pelo Alzheimer.
O resultado obtido nas placas de vidro em laboratório foi um tecido de células neuronais que funcionavam normalmente e apresentavam as características dos neurônios dos pacientes com a doença.
Para a equipe, as diferenças entre um neurônio comum e um afetado pelo Alzheimer são sutis, mas possíveis de serem medidas.
Com o novo modelo, os cientistas poderão estudar os estágios iniciais da doença e elencar os processos bioquímicos que levam a sintomas típicos do Alzheimer como a perda de memória. Atualmente, uma das opções mais usadas por cientistas é trabalhar com tecidos cerebrais de pessoas mortas, que apresentam células já muito afetadas.
Quando descoberta cedo, a doença de Alzheimer pode ter seus sintomas amenizados. Não há cura disponível para o problema, que afeta o bom funcionamento da memória, da coordenação motora e da capacidade de aprender.
Somente nos Estados Unidos, 5,4 milhões de pessoas sofrem com o Alzheimer. Até 2050, este número deve subir para 16 milhões, segundo a associação americana sobre a doença

Pesquisadores esperam 'reviver' rã extinta há 30 anos com clonagem

A rã extinta, da espécie Rheobatrachus silus, era conhecida por sua forma bizarra de cuidar dos filhotes: ela engolia os ovos, incubava os filhotes no estômago e depois "dava a luz" a eles pela boca, segundo os cientistas.
O animal foi considerado extinto em 1983. Os pesquisadores preservaram exemplares da rã congelados e conseguiram, com repetidos experimentos, transferir núcleos de células somáticas (já especializadas em algum tecido, como a pele) para células embrionárias de outra espécie de anfíbio: aMixophyes fasciolatus, uma "parente distante", segundo os cientistas.
Divisão celular
Ao substituir o núcleo ativo das células da Mixophyes fasciolatus pelo núcleo "morto" da rã extinta, os cientistas conseguiram que ocorresse espontaneamente a divisão celular e que novas células surgissem. Os embriões, no entanto, morreram após alguns dias.
Apesar disso, testes genéticos confirmaram que as novas células obtidas continham material genético da rã extinta. "Nós estamos observando um 'ressuscitar dos mortos', passo a passo", disse o professor Mike Archer, da Universidade de New South Wales, em Sydney, na Austrália.
"Nós reativamos células mortas usando células vivas e 'revivemos' o genoma da rã extinta no processo. Agora nós temos células preservadas criogenicamente do animal extinto, para usar em futuros experimentos de clonagem", disse Archer.
"Estamos confiantes que os obstáculos agora são tecnológicos e não biológicos, e que vamos ser bem-sucedidos", analisou o pesquisador no estudo.

domingo, 6 de outubro de 2013

Entenda o Magnetismo

Olá pessoal,tudo bem?...eu sei que eu fiquei um bom tempo sem postar,e venho pedir desculpas por que desanimei um pouco,mas eu estou de volta.
Em física e demais ciências naturais,magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais, particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs e materiais ditos magnéticos,e ainda,em perspectiva moderna entre tais materiais e condutores  de carga elétrica em movimento,explicitamente a parcela que mostra-se nula na ausência de movimento de um dos dois ou de ambos no referencial adotado.
Circular.Polarization.Circularly.Polarized.Light Right.Handed.Animation.305x190.255Colors.gifHá de se ressaltar que a simples observação de atração ou  repulsão entre dois objetos não é o suficiente para caracterizar a interação entre dois de origem magnética,geralmente confundido-se com certa facilidade aos olhos leigos, os fenômenos magnéticos e elétricos.Tais fenômenos magnéticos e elétricos apesar de hoje saberem estar em profundamente correlacionados,tem em princípio naturezas certamente diferentes.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O que é algoritmo de decaimento?

Algoritmo:um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa.Ele não responde a pergunta ''o que fazer?'', mas sim ''como fazer'' .Em termos mais técnicos,um algoritmo é uma sequencia lógica,finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Decaimento:Reações que provocam modificações na estrutura nuclear (são reações nucleares).
Átomos que devem se encontrar estáveis a nível nuclear e na busca de estabilidade acabam por emitir partículas e/ou ondas eletromagnéticas,são radioativos;as reações que ocorrem no núcleo de elementos radioativos são reações de decaimento.Quando ocorrem naturalmente, as reações emitidas são:alfa,beta e gama.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

As leis da robótica

Olá pessoal,não sei se vocês perceberam mas eu estou postando poucas coisas sobre tecnologia,já que não está tendo tanta coisa para postar sobre o assunto,eu estarei publicando aqui as leis da robótica.
As três leis da robótica dirigem o comportamento dos robôs,elas são
*Um robô não pode ferir um ser humano, ou permitir que um humano sofra algum mal.
*Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos,exeto no caso em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei.
*Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a primeira e/ou a segunda lei.
O objetivo das leis,segundo Asimov,era tornar possível a existência de robôs inteligentes (as leis pressupõem inteligencia suficiente para distinguir o bem do mal) e que não se revoltassem contra o domínio humano.

Momento agradecimento #2

Olá pessoal tudo bem? eu espero que sim,ontem a noite eu estava checando as visualizações do meu blog,eu achava que apenas pessoas do Brasil acessaram,mas ai eu descobri que pessoas dos EUA,Alemanha ,Rússia,Polônia,e Taiwan também já viram,então mais uma vez eu gostaria de agradecer e pedir para não deixarem de acessar o blog,pois eu estou á procura de mais coisas para publicar e sempre as coisas mais completas possíveis...Então,mais uma vez...

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ciência e tecnologia.

A ciência e a tecnologia sempre estiveram próximas uma da outra.Geralmente,a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico.A tecnologia,por sua vez é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático.Como por exemplo,a ciência pôde estudar o fluxo dos elétrons em uma corrente elétrica.Esse conhecimento foi e continua sendo usado para a fabricação de produtos eletrônicos tais como,semicondutores,computadores,e outros produtos de alta  tecnologia.
Esta relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos.
Por exemplo,a física se dividiu em outros ramos menores como a acústica a e mecânica, e estes ramos por sua vez sofreram sucessivas divisões.O resultado é o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamento da tecnologia,a geotecnia,a hidrodinâmica,a petrologia e a terramecânica.